Neste blog, você já aprendeu sobre a pós-venda e o quanto ela é importante para a retenção de clientes. O cashback é uma forma de realizar a pós-venda, pois se trata do que acontece depois da compra.
Ele não é simplesmente dinheiro. Você precisa vê-lo como uma forma a mais de envolver o cliente no seu negócio e de estabelecer vínculo com ele. Porém, o cashback é a cereja do bolo, aquela motivação para novas compras.
O vínculo acontece durante toda a venda, desde a captação do cliente até o recebimento do cashback. No início do processo, o cliente sente prazer em estar comprando, no final ele vai desejar sentir isso novamente e vai receber esse estímulo para colocar em prática a sua intenção.
O cliente tende a voltar somente se sentir essa emoção logo após a compra, é aí que ele será informado do cashback e visualizará as possibilidades de aproveitá-lo. Assim, um vínculo mais sólido começa a se formar.
Cerca de 2 a 3 horas depois da relação de compra o cliente já esqueceu aquele momento. Por isso, não adianta enviar mais nada para ele. Ele já não estará envolvido com aquele momento e nenhuma sensação ou emoção será despertada nele.
O cashback não é como dar dinheiro ou presentear o cliente. Afinal. o cliente que vai realmente usar o cashback é aquele que vai retornar a sua loja e te gerar ainda mais lucro. Por isso, ele pode ser usado como uma forma de medir a retenção de clientes. Quanto mais cliente usarem, melhor está a sua pós-venda e toda a construção de vínculo.